13/07/2018

COMO FICAR RICO FAZENDO QUALQUER COISA, DESDE QUE ESSA COISA SEJA UM CURSO ENSINANDO COMO FICAR RICO FAZENDO ALGUMA COISA

A ideia pra fazer esse texto nasceu quando eu estava me cobrando mentalmente de que precisava fazer alguma coisa pra melhorar minha condição atual.
Lembrei de como sou bombardeado com oferta de dicas, de ebooks gratuitos, de palestras, de cursos, de tudo, para que qualquer pessoa ou empresa possa vender mais, melhorar a performance, conseguir mais resultados, ficar em primeiro nas buscas do Google, ficar rico ou qualquer outro tipo de graal que se esteja buscando.

Se o problema for de marketing digital então, aí não existe mais problema, há todo tipo de ajuda necessária, na maioria das vezes de graça, para se alcançar o sucesso, não importa qual for o segmento.

Então me veio a pergunta: se tem curso e dica para tudo, por que é que todo mundo não está rico, famoso e bem sucedido?
Comecei a achar que só não está bem quem não quer. Basta escolher um segmento, procurar na internet e achar algum link [para o que se procura].

Aqui estão alguns exemplos que eu achei e que se você procurar vai ver que eles estarão lá.

5 dicas para vender mais e melhor
Como fazer sucesso no YouTube
Como Fazer Sua Banda Ter Sucesso
Como Tirar Fotos Perfeitas
Como fazer R$100 mil em 7 dias
E-book Como eu ganho dinheiro na internet
E-book gratuito: 6 passos para vender mais pela internet
Como fazer um ebook e começar a vender na internet
Esse último item da lista em especial mostra como é possível oferecer qualquer coisa. Vejamos: em um determinado momento uma pessoa percebe que todo mundo está oferecendo ebook gratuito para aumentar as vendas. Então essa pessoa pensa, por que não ensinar gratuitamente como fazer seu próprio ebook gratuito para aumentar as vendas? E assim surge “Como fazer um ebook e começar a vender na internet”.
Desse modo basta aprender, melhorar, aprender outra vez e repetir o processo até obter o resultado desejado.

Ofertas como estas podem esconder algo completamente diferente do que se propõem. É para isso que devemos ficar atentos.

São técnicas de sedução que vão envolver com soluções superficiais, nunca definitivas, porém satisfazendo uma pequena parte das necessidades de quem as busca. E então, no momento propício, oferecerão uma opção melhor, só que desta vez com um valor cobrado em troca da solução.

Fazendo a relação com o título deste texto, no caso dos cursos, existe uma lógica séria, baseada em técnicas de marketing, com muita aplicação neurolinguística. Isso, unido à contextualização e utilização de palavras certas, quase como um culto religioso, faz com que esse tipo de oferta continue existindo, mesmo que a maioria das pessoas impactadas não obtenha sucesso. E, ainda assim, quem as oferece não fica desacreditado.

É arriscado, mas quem oferece soluções fáceis para problemas difíceis sabe onde está se metendo.

Exemplo de uma receita de curso:

Alguém lança um curso online de como ficar rico fazendo bolo em casa, mesmo essa própria pessoa não sendo rica.

Apesar disso, a pessoa possui um grande conhecimento sobre o assunto, se expõe como uma pessoa de sucesso, com muita segurança no que fala e faz. Em contrapartida, é extremamente reservada no âmbito pessoal.

Então sistematicamente divulga esse conhecimento em pequenas porções em forma de aulas curtas, de dicas em vídeos, ebooks, palestras, etc… Obrigatoriamente, essa pessoa tem que ter grande carisma e ser uma ótima contadora de histórias.

Eventualmente, milhares pessoas que gostam de fazer bolos e querem melhorar sua condição de vida entrarão em contato com esse conteúdo e estarão sensivelmente propensas à proposta do curso que realmente existe.

O curso tem que alertar, como primeira precaução, que para dar tudo certo, vai depender muito de você; que depois de aprender a fazer os melhores bolos do mundo, no curso?—?é claro?—?em algum momento você deverá investir para montar uma lojinha de bolos caseiros; depois, que faça cursos de administração de empresas para fazer a gestão da loja; que depois abra outra loja num ponto melhor; que se atualize com cursos de marketing; que depois transforme seu negócio em uma franquia, e assim por diante.

Seguindo esses passos, você vai ficar rico.

Só que tudo isso será dito envolto de uma aura de sucesso, num evento local, presencial, porém transmitido pela internet apenas para os 300 primeiros que se inscreverem para assistir essa palestra online, com apresentação e degustação de bolos maravilhosos desde os mais simples até obras de arte em forma de bolo pelo guru master que dará autoridade para o curso.
Então, se por acaso você só fizer o curso e não der a sequência nos outros passos que não estão no curso e, consequentemente, não ficar rico, a culpa não é do curso.

Depois de um certo tempo essa pessoa que oferece o curso de como ficar rico fazendo bolo em casa, realmente fica rica, o que certifica ainda mais o curso. O curso então irá se renovar com novas etapas, agora dando, como bônus, novos conteúdos explicando o que é uma franquia, mas, naturalmente, não como fazer uma franquia, pois isso é a pessoa que tem que correr atrás. Ah, aqui, com certeza, vai indicar o Sebrae.

Como o curso é online, milhares de pessoas poderão ter acesso. E, para aqueles que ainda ficarem na dúvida se devem fazer esse curso, ou não, a turnê presencial vai acabar por convencer.

É fácil perceber que, por questões estatísticas sempre existirão pessoas obstinadas por natureza e que ainda não sabem que são assim, e que, com o estímulo certo, conseguiriam fazer qualquer coisa na vida. Serão essas pessoas que fatalmente acabarão obtendo êxito e atribuirão uma parte do sucesso ao curso, validando-o definitivamente.

Aplique essa lógica para outros segmentos e pronto, aqui se dá ao título deste texto. Acredite, existe um curso de como fazer isso e é um sucesso!

Apenas os PICARETÍSSIMOS são desacreditados imediatamente.
Os mais competentes, conseguem criar um ambiente onde a pessoa é capaz de tudo, e tudo depende exclusivamente dela. De maneira que quando admitir que não consegue avançar, o fracasso é merecido e aceitado.

Muitas pessoas que se sentem enganadas no meio do caminho, preferem não expor a derrota, esperando o episódio ser esquecido o mais depressa possível.

E a voz de quem decide se manifestar, geralmente é abafada pelo fato de que em um lado existe sucesso, fama e reconhecimento, enquanto do outro lado tem alguém almejando tudo isso.

Nem todos devem ser crucificados, mas há que se ter cautela.
Pessoas famosas já perceberam que podem ficar ricas vendendo cursos online, mesmo sem prometer sucesso. Bem, alguns prometem, mas esses são do tipo que sabem o risco que estão correndo.

Outros famosos oferecem apenas o que conseguem ensinar, mas tendo o poder de influenciar um grande número de pessoas e cobrando relativamente barato, conseguem vender uma grande quantidade de cursos honestos que entregam exatamente o que prometeram e conseguem ganhar um bom dinheiro com isso. Mas será que faz grande diferença pra quem consome?

Existirão casos de grandes cursos, como por exemplo o curso de cinema do Martin Scorsese. Entretanto, no final das contas, tudo vai depender de você. Fazer o curso não significa que você consiga rodar um filme.

Existe também o compartilhamento de conhecimento do bem, feitos por pessoas altruístas. Neste caso posso afirmar que nunca haverá uma promessa de tornar alguém rico, de ser o melhor, de atingir a perfeição ou coisa parecida, mas que realmente vai ensinar o que se propõe e, consequentemente, vai depender só de você obter o sucesso.

Olhares mais atentos observarão falácias neste texto, como pequenos furos no roteiro de um filme. Perceberão que eu mesmo usei alguns artifícios para reforçar meus argumentos, mas aí já terão sido impactados pelo questionamento fundamental deste artigo.

Não existe mágica, só sorte ou muito trabalho.

Enquanto a sorte não nos dá a graça, continuemos trabalhando.