30/05/2023

CRIAÇÃO DE NAMING E MARCA PARA BANDA MONSTRU

Hoje em dia o processo de criar uma marca do zero está cada vez mais complicado.

Desde encontrar o nome certo para representar uma essência, ter sua tradução visual consolidada em uma marca e tudo isso abrangendo o máximo de requisitos para um bom desenvolvimento de branding.

O problema é que são muitas lacunas obrigatórias a serem preenchidas. Não adianta ter um bom nome e não poder utilizá-lo como seu domínio de internet, como sua arroba nas redes sociais.

Ao mesmo tempo, o nome tem que respeitar o briefing passado pelo cliente.

Então quando conseguimos preencher todas as lacunas é motivo de comemoração.

O cliente queria um nome para sua nova banda, fã confesso de titãs e mutantes, não só por suas músicas, mas também pelos nomes dessas bandas, que representam no mínimo grandiosidade e versatilidade.

Como característica marcante o cliente transmite muita energia e pegada em suas performances.

Por tanto a quimera a ser criada deveria ser grandiosa, versátil e enérgica, como bestas titânicas, mutantes, invencíveis e vigorosas. Somado ao fascínio por criaturas marinhas, deveria ser um verdadeiro Kraken.

Pena que, kraken, quimera, titãs não são nomes disponíveis para a banda de rock do meu cliente.

Mas o que eles todos têm em comum, é que de alguma maneira são monstros.

E monstro às vezes é um jeito de adjetivar, por exemplo: Aquele cara é um monstro tocando guitarra.

Neste momento, monstro e seus sinônimos também passaram a ser cogitados como elementos na composição do nome.

Mas nada que preenchesse todas as lacunas.

Então decidimos recorrer a neologismos, mesmo assim, não foi uma tarefa simples.

Até que óbvio se apresentou numa adaptação simples da palavra monstro.

MONSTRU




Uma vez que o naming foi definido, agora era preciso criar a marca da banda.

Neste sentido, o rock contemporâneo, as influências da banda e o monstro em si precisavam ser traduzidos.
Ao longo de décadas o rock se apropriou de imagens de caveiras e esqueletos para impactar seu público, isso independente da banda ter um estilo de som super pesado ou comercial que toca nas rádios.

E passeando por esse conceito juntamente com todas as informações usadas no naming, ficou muito fácil escolher um caminho.

Os ossos do crânio de uma baleia foram a escolha perfeita para ser o elemento visual da marca, a partir daí bastava ajustar a tipografia.

A letra T da palavra MONSTRU dentro do crânio faz referência a abertura para enxergar nos elmos das armaduras medievais, também remete à uma cruz amplamente ressignificada no imaginário do rock.

Por outro lado o símbolo, parece alguma coisa alienígena, lembra alguma coisa com tentáculos, gerando com sucesso nossa kimera monstruosa.